sábado, 23 de novembro de 2013

Dica: documentário "Encontro com Milton Santos"

*post feito por Anna*
Pra representar o capitalismo ocidental
Olá, pessoas. Tem dias que tudo que a gente precisa é de uma dose de inspiração e parece que hoje é um desses dias. Quando criamos o blog, queríamos escrever sobre tudo. É, tudo. Era agosto e as aulas tinham acabado de recomeçar. Não deu muito certo. Mas como já foi provada a nossa total falta de motivação com isso aqui, resta escrever assim que ela (a inspiração!) aparecer. Mudando de assunto, é verdade que muita gente não tem paciência para assistir documentários na internet. A 'nuvem' é o mundo das distrações e concentrar toda a atenção em um vídeo longo (muito longo!) parece uma tarefa árdua. Só que a variedade de conteúdo é enorme e tem muita coisa boa passando despercebida por aí. Por exemplo, o documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá." Muito interessante e útil para quem está estudando para vestibulares ou apenas para quem quer entender mais sobre como funciona o mundo globalizado. Trata-se de uma longa entrevista com Milton Santos, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, e entre os trechos dela, são exibidas imagens e cenas que revelam aspectos importantes sobre a sociedade em que vivemos. Falei bonito, ó! Assisti no colégio, em meio às aulas de Geografia, e depois de um bom tempo escutando meu professor falar sobre como o Milton deveria ser mais reconhecido e trabalhado nas escolas (ele foi aluno dele na faculdade, então dá para entender essa bajulação toda... rsrs), começamos a ver e ter uma noção do que realmente é o globaritarismo. Fica a dica! ;)

domingo, 1 de setembro de 2013

I have a dream

*post feito por Anna*
Se tem uma coisa que me agrada é fotografia, então espero colocar mais fotos minhas aqui. Quando não der, pode deixar que aviso de onde peguei. Enfim...
Quarta-feira o famoso discurso “I have a dream” de Martin Luther King completou 50 anos e isso já é um bom motivo para a mídia relembrar, relembrar e relembrar. Pois bem, eu não estou aqui para isso. Até porque se você costuma acompanhar um jornalzinho aqui e acolá ou se não faltou às aulas de História da 7ª série já deve ter ouvido falar sobre. Tô só fazendo uma referência pra entrar de vez no assunto de hoje: sonhos.

“Ah que besteira, lá vem aquele papo de gente sonhadora.” Tudo bem, se pensa assim, não posso fazer nada. Agora, se parar pra pensar só um pouquinho no andamento dos seus objetivos, eu já fico feliz. Clichê ou não, quem sonha enxerga a vida de outra forma. Quem corre atrás da realização então, nem se fala. Quer saber como é essa “outra forma” de ver a life? Talvez só sonhando dê para descobrir...   

King sonhava com o dia da verdadeira igualdade entre brancos e negros nos EUA. Foi assassinado quatro anos depois, pois é. Não sem antes ganhar o Nobel da Paz e, com as palavrinhas mágicas de 28 de agosto de 1963, inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo a lutar contra a discriminação racial. Ele tinha um sonho muito digno, vamos admitir.

Aconteça o que acontecer, é bom não perder a capacidade ter seus próprios objetivos. E é bom também procurar um meio de ajeitá-los para que não se esqueça de que eles estão ali, esperando o dia em que se tornarão realidade. Sim, eu sei que isso está confuso, mas ainda não concluí o raciocino. Xiu! Enfim, só queria dizer que através de tudo aquilo que eu realmente gosto de fazer, dá pra ter uma noção do que é isso. E acredito que possa ser assim com qualquer pessoa, inclusive contigo.

Até porque a vida é muito curta para quem só sonha na hora de dormir.  
Para descontrair, um ser  'desfocado' sonhando por aí...
Até mais, coisicas!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Um 'olá' curto

*post feito por Anna*
Oi, pessoal! Depois que três gurias mais a pessoa que vos fala tiveram a audácia de criar um blog às vésperas de retornar à loucura do tal colegial, estive pensando como seria voltar a escrever com frequência depois de alguns meses “parada”. Digo, escrever coisas interessantes de escrever.

Enfim, antes de tudo é bom saber que essa mania de falar “enfim” me persegue e isso me irrita e irrita ainda mais as pessoas que estão “ouvindo”. Espero que não se importem. Mas ~enfim~, ainda não decidi quando, (como e por que) irei postar aqui no Quanta Petulância. Ou melhor, “aspectos externos” (a.k.a passar o dia inteiro em um colégio) ainda não decidiram. Aos poucos, eu tenho voltado a escrever coisas aleatórias e pensamentos que não aguentam mais ficar aprisionados na mente de uma pessoa só.  Então, se a vontade de compartilhar for maior ainda, passo por aqui e publico alguma coisa.

Aí chega aquele momento em que eu lembro que a intenção do último parágrafo era me apresentar. Coisa que eu fiz brilhantemente em... é, em linha nenhuma. São nesses momentos que descubro o quanto dou certo com apresentações.

Para não ficar um texto muito sem assunto, trouxe um curta animado um pouco... medonho. Recentemente, passei a assistir e procurar muitos outros curtas por aí. Eles me conquistam bem mais que filmes de verdade, acho que é isso. Justamente por serem curtos e terem essa ‘atmosfera’ diferente, além da trilha sonora que, em boa parte das vezes, é incrível! É, já estou aqui pensando em escrever algo sobre isso.  

Assista, não tenha preguiça, são só cinco minutinhos (e meio!)

P.S.: Ah sim, já ia me esquecendo. Meu nome é Anna Paula, com dois n´s, isso aí. Pode ficar de boa que não vou me importar se você falar só com um, mas caso escreva... (talvez, quem sabe) 

Até mais, coisicas!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Curiosidades - Como eles realmente são ?

                                                                                 *post feito por Diana*
Hoje fui conversar com meu papagaio, fiquei curiosa em saber, como ele estava me vendo e se me entendia. Resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto. Achei muito interessante, como funciona os seus sentidos. E não só o do papagaio, e sim, do cachorro, porquinho da índia, gato. Então conclui em trazer um pouquinho do que pesquisei para vocês! 

Sempre eu falo ''Oi '' para o meu papagaio e ele nunca responde com outro ''Oi '', mas com um ''Loro, loro ''. Sabiam que a fala dele é a mesma coisa que um ''Oi'' para nós? E o mesmo acontece quando ele se despede. Está ave tem a capacidade de ver muito mais cores do que nós! Ela consegue enxergar as cores ultravioletas, deixando o mundo muito mais colorido. Assim eles sabem identificar se o outro papagaio é fêmea ou macho , através das cores de suas penas. 


A audição desta ave é muito desenvolvida, assim ele sabe se você está por perto. Quando minha mãe acorda, o Loro começa a gritar muito, porque ele sabe que ela não está mais dormindo e ele poderá comer. Falando em comida, os papagaios não sentem muito o sabor das comidas e nem o cheiro. Mas com a sua ótima visão, eles conseguem saber, através das cores, se a fruta está madura ou não. Os porquinhos da índia são os que mais sentem o sabor dos alimentos, por isso eles são muito exigentes em uma boa alimentação. Voltando a falar sobre os papagaios, eles sabem muito bem quem você é através da sua imagem e voz.

Como eu nunca tive um cachorro, não sei muito sobre eles, mas sempre ouvia as pessoas falarem que eles veem em preto e branco. Na verdade, isso é só um boato. Eles enxergam o mundo de um jeito muito diferente do nosso. As cores são entre o azul e o verde, um pouco mais claras que a nossas. Assim como todos sabem, os cachorros têm um ótimo olfato e audição, o que recompensa na sua péssima visão. 
O cachorro é um ótimo amigo, pois ele sabe de tudo que acontece, aconteceu e vai acontecer, apenas com o cheiro. Ele sabe se você está chegando ou vai sair, se você está estudando ou se você foi no andar de baixo do seu prédio. E isso eu acho simplesmente  fantástico! Já os gatos não são assim, eles são mais independentes, vivem para si e não pensam no dono. Por isso as pessoas dizem que eles não gostam do dono, mas da casa. Tudo bem se você teve ou tem um, eu mesmo tive um monte! O que importa é ter o bichinho que você gosta do seu lado. Vai que o seu gosta mesmo é de você também!

Você já teve um porquinho da índia? Eu tive um e a minha amiga Suyane (a mesma que, também, posta no blog) de presente de aniversário. Gostei muito desta experiência, porém ele morreu muito cedo, pois estava com doença. Mas se eu fosse escolher entre ter mais um ou não, escolheria não ter, porque eles são muito sensíveis e exigentes. Como eu havia dito, eles têm um ótimo paladar, portanto não aceitam qualquer vegetal ( principalmente se tiver agrotóxico ). Seu olfato é ótimo. 


Para encerrar a minha postagem vou mostrar mais algumas curiosidades para vocês. O melhor olfato é o do urso, audição é da baleia branca, visão é do camarão mantis e o paladar é do bagre (uma espécie de peixe). 

Espero que vocês tenham gostado da postagem e que sempre fiquem por dentro do blog! Comentem e me digam o que acharam, suas experiências com os animais de estimação e se sabem mais informações sobre eles para me dizer! 
                  
                                                    Diana G.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Oi, pessoal!

We Heart It
Há mais ou menos um ano a vontade de criar (e manter!) um blog estudantil apareceu na vida dessas quatro garotas. Elas procuraram e pesquisaram bastante se não havia uma página na internet feita por estudantes que escrevesse de forma diferente sobre tudo aquilo que envolve o universo escolar. E como não encontraram nada muito parecido com a tal ideia, por que não colocá-la em prática?

Tá, eu vou explicar qual é a nossa intenção: a gente está aqui pra ver no que vai dar! Com pequenas experiências aqui e acolá na blogosfera, já percebemos que ter um cantinho como esse é tudo de bom. Queremos falar de coisas boas, interessantes, essenciais na vida de todo mundo e que, de alguma forma, nos ajude também.

Por ser um primeiro post estou tentando escrever no plural, mas espero que mais pra frente, a gente se apresente melhor e dê para ter uma noção do que se passa na cabeça de cada uma de nós. Falar de estudos em um lugar como a internet, recheada de coisas mais, digamos, atrativas, não é uma tarefa nada fácil, mas quem sabe conseguimos mudar isso? Tá aí um objetivo a ser anotado.
 (só eu acho muita petulância dessas gurias criar um blog envolvendo escola sendo que já passam boa tarde do tempo dentro de uma?)